Centro Acadêmico


Um Centro Acadêmico (CA) é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. E para representar, ele deve manter com seus estudantes um canal direto e permanente de contato, realizando as discussões, debates, palestras e reuniões de forma democrática e aberta a todos que quiserem participar. O CA também deve buscar formas de incentivar a participação daqueles que não participam, trazendo-os para as suas atividades e construção.
Dentre as funções básicas do CA está principalmente garantir o contato dos estudantes do curso com os órgãos de representação geral (DCEs, Executivas de curso e etc.). Discutir soluções para os problemas do curso (como falta de professores, mudanças curriculares, matérias mal planejadas), garantir que haja representação dos estudantes nos órgãos colegiados e departamentos, fazer a recepção de calouros, organizar confraternizações e principalmente contribuir para a construção de uma consciência crítica entre os estudantes. 

Consciência, organização e mobilização: são passos necessários para a conquista de qualquer direito. A história dos movimentos estudantis em todo o mundo é recheada de vitórias. Mesmo nos momentos mais difíceis, sob as condições mais severas, os estudantes puderam demonstrar sua força e derrubar barreiras.


O Centro Acadêmico Alexander Fleming (CAAF)

Para melhor atender as necessidades dos alunos, o CAAF se subdivide em diretorias, onde cada uma é responsável por uma área. Você pode conhecer mais clicando aqui.
Esta entidade foi fundada em novembro de 2007, sendo formada pela chapa Farmação. Esta chapa ficou em gestão até 2010.
No período de 2007-2010 surgiu a festa mais tradicional da UNIFESP Diadema: a VEXAME. Na Vexame, os alunos que fazem juz ao nome da festa são premiados com o cajado. O cajado garante a entrada grátis no próximo Vexame. 
Em 2011 uma nova chapa assumiu a gestão "Pão na chapa". Composta por uma gestão inteiramente nova, esta chapa criou uma inovação que foi oferecer 2 modelos e diversas cores de blusa anualmente. Neste ano houve uma reformulação do estatuto, agora teriam poder de voto alunos de fora da chapa, desde que estes participassem de 3 reuniões consecutivas do CAAF (adquirindo assim o titulo de membro ativo).
Em 2012 a chapa "Genéricos" assumiu, esta chapa foi composta por grande parte da gestão anterior. Deu-se continuidade à um ciclo de palestras voltado para alunos de farmácia que antes não era realizado pelo CAAF. A participação desta chapa foi bem maior no que se trata de politica, além de manter as tradições das chapas anteriores (como o vexame e os modelos de blusa). 
Em 2013, a chapa "Paracetamal" assumiu, mantendo alguns membros da gestão anterior. Essa chapa criou duas novas festas: a Choppeleiro Maluco, uma choppada, e nossa primeira festa na capital, a V de Veneno. Além disso, o CA criou um concurso para a escolha do novo modelo de moletom, que foi muito bem recebido pelos alunos.
No ano de 2014, a chapa "ChapAção" assume com o intuito de aumentar cada vez mais a atuação dos alunos nos assuntos internos do campus, proporcionair palestras e workshops para ajudar os alunos no desenvolvimento acadêmico complementas, e promover maior integração: seja com festas, seja participando de nossos projetos. Neste ano, foi aberta uma nova diretoria, a de Projetos Sociais, que visa a maior participação dos alunos de farmácia na comunidade.

Para participar do CAAF é só entrar em contato pelo e-mail caaf.unifesp@gmail.com, ou por nossa página no facebook e participar de  nossas reuniões.